A importância da figura paterna na vida dos pequenos
Os pais desempenham um papel na vida de seus filhos. E este papel pode definir o adulto que esta criança irá se tornar.
Pais e desenvolvimento emocional
Os pais, como as mães, são pilares no desenvolvimento do bem-estar emocional de uma criança. Os filhos esperam que seus pais estabeleçam as regras e as apliquem. Eles também esperam que seus pais forneçam uma sensação de segurança, tanto física quanto emocional. Os filhos querem deixar o pai orgulhoso, e um pai envolvido promove o crescimento e a força interior. Estudos têm mostrado que quando os pais são afetuosos e prestativos, isso afeta muito o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Também inspira uma sensação geral de bem-estar e autoconfiança.
Os pais definem os padrões para relacionamentos com outras pessoas
Os pais não apenas influenciam quem somos por dentro, mas também como nos relacionamos com as pessoas à medida que crescemos. A maneira como um pai trata seu filho influenciará o que ele ou ela procura nas outras pessoas. Amigos e cônjuges serão todos escolhidos com base em como a criança percebeu o significado do relacionamento com seu pai. Os padrões que um pai estabelece nos relacionamentos com seus filhos ditarão como eles se relacionam com outras pessoas.
Pais e suas filhas
As meninas dependem de seus pais para segurança e apoio emocional. Um pai mostra à filha como é um bom relacionamento com um homem. Se o pai for amoroso e gentil, a filha procurará essas qualidades nos homens quando tiver idade suficiente para começar a namorar. Se um pai for forte e valente, ela se relacionará intimamente com homens do mesmo caráter.
Pais e seus filhos
Ao contrário das meninas, que modelam seus relacionamentos com outras pessoas com base no caráter de seu pai, os meninos se modelam segundo o caráter de seu pai. Os meninos buscarão a aprovação de seus pais desde muito jovens. Como seres humanos, crescemos imitando o comportamento das pessoas ao nosso redor; é assim que aprendemos a funcionar no mundo. Se um pai é atencioso e trata as pessoas com respeito, o menino crescerá da mesma forma. Quando o pai está ausente, os meninos procuram outras figuras masculinas para definir as “regras” de como se comportar e sobreviver no mundo.
Então, hoje, não se esqueça de dizer ao seu pai que você o ama e obrigado por estar lá!
Fonte: Pediatric Associates

VEJA TAMBÉM
-
26 de Janeiro - Dia da Gula
-
Como preparar seus filhos mais velhos para a chegada de um novo bebê
-
10 Dicas para a Introdução Alimentar do seu bebê
-
Academia Americana de Pediatria oferece dicas sobre como comemorar feriados com segurança durante Pandemia
-
As contribuições do mundo da fantasia para o desenvolvimento cognitivo das crianças