Mundo dos Pijamas

10 Dicas para a Introdução Alimentar do seu bebê

Para ajudar nesse processo, o Mundo dos Pijamas reuniu algumas dicas da nutricionista Clancy Cash Harrison, autora de Feeding Baby, o mais famoso guia de introdução alimentar.

Olá, mamães e papais!  Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre o processo de introdução alimentar dos nossos pequenos.

Esse é um assunto que gera bastante dúvida, insegurança e momentos desafiadores.

Para ajudar nesse processo, o Mundo dos Pijamas reuniu algumas dicas da nutricionista Clancy Cash Harrison, autora de Feeding Baby, o mais famoso guia de introdução alimentar.

Quando iniciar?

A Academia Americana de Pediatria recomenda que a introdução alimentar aconteça entre 5 e 6 meses, mas isso também dependerá muito do seu bebê.

Mas, como saber se meu bebê entre 5 e 6 meses está pronto para o início da introdução alimentar?

Aqui estão alguns sinais de que seu pequeno pode estar pronto para as papinhas:

Ele pode se sentar e levantar a cabeça sozinho.
Ela está curioso, olhando para tudo ao seu redor – especialmente o que você está comendo!
Ele perdeu o reflexo de impulso da língua que empurra automaticamente a comida para fora de sua boca.
Ela ainda parece com fome depois da mamada (oito a dez mamadas ou cerca de trinta gramas de leite materno ou fórmula.
Lembre-se, não há necessidade de apressar esse marco. A maioria dos bebês está pronta para iniciar a introdução alimentar entre 5 e 6 meses. Não inicie sólidos antes dos 4 meses.

Definindo a rotina de refeições do bebê
Um bebê precisa se concentrar para comer, então comece uma rotina onde você lava as mãos, acalma-o e depois o senta para comer.

E mantenha a calma. Desligue a TV e qualquer música alta. “Isso ajudará seu bebê a se tornar consciente de comer e aprender a reconhecer quando ele está cheio”, diz Marilyn Tanner, RD, porta-voz da American Dietetic Association.

Levará tempo para o seu bebê se sentir confortável com as novas sensações que acompanham a alimentação – a sensação de uma colher na boca e os sabores e texturas de diferentes alimentos.

Dicas da nutricionista Clancy Cash Harrison:
Escolha um momento ruim para as refeições. Um bebê cansado ou chateado provavelmente não vai cooperar.
2. Tempo das refeições: Planeje refeições de 10 a 15 minutos – no mínimo, diz Harrison.

Não entre em pânico. A maioria dos bebês são surpreendentemente hábeis, mas engasgar é muito comum nos primeiros dias da introdução alimentar. “Entenda que engasgar é um reflexo seguro para se livrar de comida que é um pouco desafiadora. Seu bebê vai aprender com sua reação: se você está com medo, ela vai ficar com medo também”, diz Stasenko.

4. Manobra de Heimlich. Também é uma boa ideia se familiarizar com a manobra de Heimlich específica da criança. Assista ao vídeo e aprenda: https://www.youtube.com/watch?v=4Eds2eRSXH4

Ignore alguns sinais do seu bebê. Se a comida está sendo jogada em todas as direções, seu bebê provavelmente já está satisfeito.

6. Segurança emocional. Comer deve ser tratado como uma parte natural e esperada do dia. “Não elogie, pressione ou censure por comer”, aconselha Harrison.

7. Liderança: Deixe seu bebê começar a manusear a colher (segura para crianças).

8. Incentive as refeições da família desde a primeira mamada. Quando você puder, toda a família deve comer juntos. Pesquisas sugerem que jantar juntos, como uma família, regularmente, tem efeitos positivos no desenvolvimento das crianças.

9. Uma maneira de facilitar a ingestão de alimentos pela primeira vez é dar ao seu bebê um pouco de leite materno, fórmula ou ambos primeiro. Depois mude para meia colher de comida muito pequena; e termine com mais leite materno ou fórmula. Isso impedirá que seu bebê fique frustrado quando estiver com muita fome.

A AAP recomenda a amamentação como a única fonte de nutrição para o seu bebê por cerca de 6 meses. Quando você adicionar alimentos sólidos à dieta do seu bebê, continue amamentando até pelo menos 12 meses. Você pode continuar a amamentar após 12 meses, se você e seu bebê desejarem. Verifique com o médico do seu filho sobre as recomendações para suplementos de vitamina D e ferro durante o primeiro ano.

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas!
Pague com
Segurança

© 2020 - Mundo dos Pijamas - CNPJ: 26.342.305/0001-75

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar